" O Taro antes de tudo é AutoConhecimento"


Vou postar um resumo sobre o livro Jung e o Taro de Sallie Nichols.Por hora irá do arcano ( O Louco) até o ( A roda da fortuna).

05/04/2010 22:56

 O Louco

 

O louco é aquele que se mete em tudo, sem medo e por vezes sábio. O louco às vezes exagera se perde, mas, precisamos dele para agir onde a mente nos impede.

Na figura do arcano referido acima, aparece à imagem de um cão mordendo a calcanhar do louco, esta o alertando do perigo de se lançar ao precipício de sua volúpia exacerbada de seu inconsciente desregrado.

O louco olha pra frente, vai em direção do que quer, bem como olha pra traz retornando a infância alegre. Em alguns tarôs ele surge com os olhos vendados, deixando-se levar pelo seu inconsciente, bem mais do que pelo seu ego. No taro o louco representa essência natural da psique, a força condutora o eu,1.

A ambivalência de estar e não estar o faz criativo.Nos anos setenta, jovens mais audaciosos dos que os de hoje vestiam roupas coloridas não convencionais, e saiam em busca de algo superior, eram chamados de insanos e irresponsáveis, por tentar burlar as normas vigentes.2.”Os nossos sonhos loucos e livres vão descobrir e celebrar a paz”.Na corte os loucos eram os bobos que divertiam os reis. Se quisermos de verdade apreciar este lado, teremos que aceitar comportamentos nada convencionais. Antigamente havia um determinado dia do ano em que todos poderiam soltar os bichos, exercer comportamentos profanos.Hoje em dia exercemos estes comportamentos no carnaval concertos de rock etc...Quando não damos devida vazão a este lado podemos cair no consumo de drogas, rituais de magia negra etc..., se perder totalmente no obscurantismo do louco.

Precisamos disciplinar nosso louco, mas também necessitamos de sua vitalidade. Quando o deixamos totalmente lá traz na infância poderemos usar de artifícios como uso de drogas para acessar algo parecido e aí nos perderemos. Hoje em dia diante do estresse das grandes cidades deixamos nosso louco de lado, seria prudente convocá-lo para em determinados momentos escaparmos dessa insanidade negativa imposta pela vida moderna.

O circulo representa que não há começo e nem fim. Tudo se move. O louco corre em direção ao tudo e ao nada.

(.C.G Jung Fundation for Analytical Psychology, Inc., 1966

 2.( Taiguara música Geração 70, canção gravada em 1970)

O louco com seu incomodo desprendimento nos ajuda a buscar o autoconhecimento, se tirarmos as amarras do ego ditador, chegaremos a nos enxergamos melhor. Se em situações de conflitos reconhecêssemos o louco dentro de nós conseguiríamos resolvê-los com mais sabedoria.

Se oferecermos ao louco a oportunidade, ele nos levará a lugares dentro de nosso inconsciente importantes de ser visitado, conquanto, que contarmos também  com o intelecto para guiá-lo quando for necessário.O fato de muitos idosos adotarem postura diversa do esperado usando roupas demasiadamente colorida, é uma tentativa deste inconsciente de estabelecer contato com si mesmo, com um potencial que ficou esquecido até ali.

Algumas vezes as escorregadas que damos expressando coisas que não  queríamos dizer, ou ainda as brincadeiras mais pesadas podem significar que a rigidez do nosso ego não foi suficiente para não deixar escapar o nosso louco.O louco pode representar uma parte essencial  da natureza que ficou pra traz, devendo ser resgatada.

Assim como no jogo de baralho o zero representado pelo coringa é um número que por si só não tem importância, entretanto, adicionado a uma sequência de cartas pode fazer o jogador ganhar a partida. Deste modo o valor tanto do coringa no jogo de baralho como do arcano louco é semelhante, ao mesmo tempo em que não significam nada podem expressar um todo.

Os discos voadores causam grande interesse por serem figuras circulares que vem de um mundo supostamente acima de nós. Segundo 3.Jung, isto simboliza que novas imagens estão prontas pra romper a consciência, porém,por vezes são dispensadas e retornam a sua origem inconscientes por serem tratadas como algo tolo demais, então se perde chance de trazer a luz algo instalado e preso na escuridão.Da mesma forma igualmente ao louco, deus esta em toda parte e em parte alguma.

Segundo Jung o ego é o centro da consciência e o eu, significa o centro de toda psique. O ego veio depois, o eu já existia.

“O ego esta para o eu como o movido esta para o motor, ou como o objeto esta para o sujeito. O eu como o inconsciente é um a priori existente, do qual envolve o ego. Não sou eu quem me crio a mim mesmo, antes aconteço para mim mesmo,4.”

O ego não existia e sim o eu veio antes. Deste modo nos posiciona que ao invés  de entrarmos de cabeça em nosso ego muitas vezes ditador, devemos escutar a voz da nossa natureza, do nosso inconsciente louco, em outras ocasiões, temos que esvaziar a sacola do nosso inconsciente para não cairmos em seu abismo.

 

3. C.G.Jung, Civilization in Transition.

4. C.G. Jung, Psychology and Religion: West and East, C.W.Vol. 11, p 391.

( Taro e Autoconhecimento)

 O Louco

 Depois de caminhar por toda a jornada cheia de percalços chega o nosso herói mais maduro, se libertou de uma série de coisas esvaziou seu saco repleto de coisas inúteis adquiriu uma espiritualidade maior e um autoconhecimento mais elevado. Soube carregar seu cajado com paciência.

 Significado Geral: Apesar de ser perder às vezes em seu inconsciente durante o caminho, alcançou o que desejava.

 Espiritual:  Por vezes perdas até espirituais.

 Intelectual e Sentimental: Se reconhece como unidade, mas ainda não como totalidade.

 Cosmológico: No arcano anterior (Mundo 21), chegou ao conceito da unicidade absoluta, o louco se encontra no abismo entre alcançar um vasto autoconhecimento e se ver neste absoluto, ou cair no abismo e se perder no inconsciente.Este arcano se localiza entre o começo e o fim, nele se inicia e nele se finda.

 FrancoMaçonico: Mesmo com toda a falta de compromisso do tolo durante sua jornada, há necessidade de impor limites,pois, existem coisas que não temos ainda condições de saber.

 Consagração: Quando alcançar o topo, poderá se perder e cair no vazio.

 Psicológico: O louco é ousado, como não tem compromisso com nada e não compreendeu ainda que as limitações são importantes, ele vai onde outros não se arriscam a ir.

 Imagem: A intenção deste herói é estar em todo lugar e ao mesmo tempo em lugar nenhum. Com paciência ele carrega sua bolsa cheia de coisas, algumas úteis e outras inúteis. O cajado serve para guiá-lo e o bastão ajuda a mostrar perigos ocultos. O cão para o louco é uma figura importante, pois, ele o auxiliará, a não cair no abismo e o estimulará a seguir por rotas mais conscientes e seguras. Na escuridão este lhe será um guia a vigiar seu caminho.Quando nascer o sol quem sabe nosso tolo estará mais preparado para seguir a jornada.

 Sentido mais elevado: O louco conseguiu entender alguns pontos, mas ainda lhe falta compreender coisas maiores que o impulsionará a adquirir uma espiritualidade mais elevada.

 Sentido profano: Leveza e vontade própria.

 Previne contra: A falta de responsabilidade distorção da realidade, alienação de todos os tipos

 ( Taro Mitológico )

 O Louco

Donísio Iaco nasceu duas vezes, na primeira vez a esposa de Zeus Hera furiosa com sua infidelidade se disfarçou e ama seca e pediu para a amante de Zeus Sêmele,a persuadir seu amado a se manifestar em toda sua divindade, como ele não poderia negar,se materializou em forma de raio e trovão causando um estrago enorme no seu reino através do fogo, mas percebeu o erro a tempo e conseguiu salvas as crianças, entre elas Dionísio Iaco. Hermes deus da magia costurou o feto  na coxa de Zeus, e assim nosso herói nasceu.

 Mas Hera continuou a perseguir Dionísio, enviou os Titãs deuses da terra, para cortar esta estranha criança de chifres ponto da discórdia de Hera e Zeus em pedacinhos, mas Zeus salvou seu coração que ainda batia e o transformou em sementes de romã. Pediu para Perséfone ainda virgem tomar a porção, esta engravidou e nasceu pela segunda vez “Dionísio Iaco”.

 Ordenado pelo pai a viver entre os homens e compartilhar seus sofrimentos, herdou a loucura de Hera, e seguiu meio inconsciente pelo mundo. Posteriormente pediu para este subir ao Olimpo, onde reinou à direita do rei dos deuses.

 Dionísio Iaco, representa nosso impulso irracional para mudanças.Se lançar rumo ao desconhecido pode ser positivo ou negativo,pois, quando partimos na nossa jornada, não há nenhuma garantia que chegaremos em segurança ou se até se aportaremos em algum lugar.

 Quando este arcano sair na interpretação, esta aí um dilema.Por um lado poderemos estar diante do lado divino do louco, mas por outro lado, cairemos no risco de penetrar no lado irracional e limitado de Dionísio Iaco.

 O Mago

 É um toque mais consciente do que o louco, enquanto o louco é descompromissado com o mundo, o mago é compromissado, nem que seja para te emboscar. Ajuda a captar elementos internos uteis e potencializa de modo construtivo. Quando procuramos respostas no taro, o externo entra em contato com elementos embutidos em nosso inconsciente, daí passamos a compreender algo importante, mesmo sendo o resultado deste entendimento, diverso daquele aguardado pela nossa consciência.Se soubermos trazer todos esses conteúdos para nossa consciência exatamente como o arcano citado acima sugere ao manipular seus instrumentos,teremos a clareza de muitas coisas que antes estavam obscuras em nosso inconsciente.Precisamos também ter a interação da consciência com primitivos arquétipos, para caminhar em direção a luz do conhecimento.

Todo mago quer trazer para o presente potencialidades futuras. O artista de certo modo também é mago, na medida em que busca coisas do aspecto cotidiano, dando um enfoque transcendental, ofuscando detalhes pequenos deste contexto.

A magia ocorre, em virtude de tantos magos terem imaginado determinadas soluções e impuseram energia nelas, outros magos mais tarde capitaram-na e a colocou em pratica.

A sombra é tudo aquilo que não queremos ver, mas internamente nos ameaça e projetamos nos outros, ficamos tão irritados com estas pessoas, entretanto, deixamos de perceber o nossa sombra ali.Trazer este lado indigesto para a nossa consciência,  é tornar a vida mais afável, e ao esmo tempo assumindo nossas responsabilidades de algo que nos pertence e portanto,sem delegar a outrem tal responsabilidade. O mago de Marselha segura uma varinha numas das mãos e na outra, uma moeda de ouro. Simboliza o poder do homem de conscientizar e canalizar energias para um emprego criativo. Na história de Moisés, este adivinhou a existência de águas ocultas, bateu na rocha com seu cajado milagroso e encontrou a nascente, e matou a sede do se povo, ou seja, neste caso usou de sua intuição e a fé e com seu instrumento assim como o mago o faz fez surgir algo inesperado.

Jung em um de seus vários estudos sobre o taro, descreveu como trabalhando com elementos de “lá fora”, os alquimistas encontram num determinado ponto a conexão intuitiva com subsídios internos, entrando em sintonia o fora e o dentro, daí nasce a descoberta.Visto que o poder do mago é primitivo, tanto pode ser usado para construir, como pode ser devastador para destruir. A sombra do mago é o arcano quinze “o diabo”. Tanto o mago quanto o diabo são arcanos com energia coletiva e instintual, o diabo sendo uma sombra de um arcano tão poderoso só pode ser suportado coletivamente. Em relação ao mago Jung (5) elaborou a seguinte de definição de sincronicidade.

“Há determinados fatos que estão desconexos no tangente ao consciente e ao inconsciente, mas que num determinado momento rompe a consciência de conteúdos até então presos ao mundo transcendental, como se trata de processos distintos quando estes surgem na nossa consciência podem causar espanto, visto que o tempo e espaço dos dois mundos são diferentes”.

O nosso inconsciente sabe e percebe determinadas circunstâncias de modo anterior ao consciente, por isso, o primeiro prepara situações e as impulsiona de surpresa ao segundo, daí a fama do mago ser embusteiro.

O sonhos estão incrustados ao nosso inconsciente,contudo, se com a sabedoria do mago os colocarmos na mesa afim de serem examinados, poderão ter um sentido mais lógico e portanto,isto fará compreendermos um pouco melhor a nós mesmos.

A medida em que trazemos nossos sonhos para o consciente e os transformamos em algo positivo mandamos embora nossos pesadelos.

Taro e Autoconhecimento.

O Mago

 O mago simboliza muito os opostos, limitação e superação, morte e vida.

 Significado Real: Consciência.

Espiritual: Ser humano influenciando as coisas e a vida de modo natural.

Intelectual e sentimental: Ação e palavra.

Capacidade física: Ligação entre self e o ego.

Cosmológico: Unidade de onde sairá um todo.

Cabalístico : Primeiros movimentos:

Alquímico : Inicio.

Franco-Macônico: Desejo de ser um iniciado.

Consagração: Procura ser iluminado.

Psicológico: Dependendo de como planejar sua vida chegará a seu objetivo.

Imagem:

Capta as idéias do alto, para aperfeiçoar aqui em baixo, na terra. Vontade de agir potência, princípio masculino, tem sobre a mesa a taça que significa controle sobre o emocional, a espada quer dizer ousadia consciente o bastão, busca da espiritualidade e a moeda, controle sobre o material, quando direcionada para o bem.

Interpretação:

Sentido mais elevado: Aptidão para lidar com os quatro elementos.

Profano: Consciência e domínio das situações.

Previne contra: Presunção falta de caráter descuidos etc...

Taro Mitológico:

 Aqui encontramos Hermes, soberano da magia e adivinhação e guia dos viajantes dos ladrões e dos trapaceiros, mas por outro lado também é mensageiro dos deuses. Filho de Zeus e da ninfa Maia, chamada de mãe da noite. Filho tanto da luz espiritual como das trevas. Ainda bebê Hermes roubou gado do seu irmão Apolo, para que este não desconfiasse Hermes o elogiou e presenteou seu irmão, que se esqueceu do roubo, e como gratidão Apolo concedeu a Hermes o dom da magia e da adivinhação. Com isso o nosso mago se tornou mestre dos quatro elementos.

Quando surgir na interpretação do taro o mago, significa que temos potencialidades ainda não desenvolvidas, mesmo quando descobertas por caminhos tortuosos.

A Papisa

A papisa é entronizada e fixa, sua força é mais lenta e paciente do que o fogo do mago, mais ágil e lépido. Sua ação é nos bastidores do inconsciente, difícil de acessar. Enquanto a atuação do mago é mais clara, o modo de agir da papisa requer um exame profundo ao inconsciente, para perceber sua mensagem. Para Jung a papisa representa ao homem, um elevado nível de desenvolvimento do seu anima,levando a um conhecimento mais supremo de sua totalidade. Em contrapartida, a papisa para a mulher significa, um eu mais espiritualizado, e não apenas uma mulher que procria e é sexualmente ativa. Assim como a água alimenta o embrião, do nosso inconsciente nasce à consciência, pois, quando observamos com mais atenção o que nosso inconsciente nos mostra chegamos a um maior autoconhecimento, da mesma forma o homem que se permite conhecer seu lado feminino, a partir daí observará melhor o que seu inconsciente lhe diz. A energia da papisa, embora seja num nível inconsciente, se dá de modo mais pessoal, ao contrário do arcano da lua, pois, a sua influência acontece num grau mais coletivo e impessoal.

A Sacerdotisa ( Taro e Autoconhecimento).

Segunda emanação, o principio masculino une-se ao feminino. Deve conduzir nossos passos rumo ao entendimento, por certo retendo muito conhecimento que deve passar por uma reflexão, e deixando fluir apenas elementos prontos a serem manifestados. O mago é o grande mensageiro, ao passo que a sacerdotisa simboliza o cuidado e o bom senso na hora de divulgar seus conteúdos. Embora este arcano aponte mais para o lado feminino da grande mãe, por ser extremamente firme em suas decisões, e no propósito de impedir o profano de entrar em seus mistérios, demonstra também possuir um lado masculino importante.

Significado geral: Interpretar os enigmas da natureza, com todo cuidado.

Espiritual: Possui a chave do passado e do futuro.

Intelectual e sentimental: Dualidade que reflete um todo.

Física: Só age com o que já esta sobre seu domínio.

Cosmológico: Compreende os opostos:

Cabalístico: Mundo da criação:

Alquímico: Elabora o bruto.

Franco-maçônico: Devemos descobrir o valor da sabedoria.

Consagração: O verdadeiro sentido esta muito além dos sentidos esta no fundo do self, do sujeito.

Psicológico: A grande mãe de verdade, deve ajudar a formar seus filhos em todos os sentidos, mas também precisa libertá-los, para que possam seguir o seu destino.

Imagem:

A Sacerdotisa nos revela que podemos adquirir a sabedoria verdadeira não somente através da lógica, mas também por meio da intuição. Dentro de nosso íntimo devemos trabalhar as nossas habilidades para usá-las no momento certo sem estardalhaços e com extrema cautela. Poucos conteúdos são realmente confiáveis, daí a necessidade de discernir conhecimentos inúteis das verdadeiras sabedorias que nos levarão a um maior autoconhecimento.

Interpretação:

Sentido mais elevado: Confiança em deus, no oculto na intuição e na capacidade de amar.

Mais Profano: Paciência, serenidade e bom senso.

Previne contra: Frieza no coração, delírios e impaciência.

A Sacerdotisa (Taro Mitológico)

Perséfone, é filha de Deméter mãe-terra rainha dos segredos dos mortos.Foi raptada por Hades rei do submundo enquanto colhia flores no campo.Comeu a romã frutos dos mortos e ficou eternamente ligada a Hades.Perséfone fez um acordo com o rei do submundo: durante três meses ficava com ele  em seu reino, mas permaneceria junto a sua mãe pelos nove meses restantes, conquanto, não revelasse os segredos do mundo dos mortos. Lá neste reino era quase impossível um intruso adentrá-lo, pois, este ficava sobre a guarda de Cérbero o terrível cão de três cabeças que devorava quem ousasse entrar sem ser convidado.

Através deste mito, compreendemos que antes de colhermos frutos frondosos devemos passar por uma etapa de elaboração, e no decorrer deste processo caminharemos por lugares escuros, teremos de vencer nossas indecisões e trazer a luz de modo paciente e reservado, uma grande solução a nos levar a esta colheita tão aguardada.

Este arcano também pode nos apontar a necessidade de nos aprofundarmos em alguma filosofia, religião, ou nos tornar iniciados em alguma ordem secreta etc...

A Imperatriz ( União Espírito e Matéria )

Na carta anterior vemos a papisa como algo fixo entronado, ali as coisas estão escondidas e precisam de um esforço para ser revelado. Aqui na imperatriz houve a junção entre alma e carne, para renascer algo novo e mais real.

A imperatriz é ação e criatividade. A papisa guarda, a imperatriz revela.

O número três representa a tríade, uma união perfeita e uma realidade palpável. Depois da abstração da papisa, chega à clareza da imperatriz, inacabada e sem o rigor do logos, mas enfim algo de tangível veio ao nosso consciente, nascendo uma nova realidade crua, porém, algo mais sólido. Sua mensagem não vem da lógica e sim de sua intuição, que mais tarde crescerá passando pelo crivo do imperador e se transformará num todo mais completo.

Esta grande mãe amorosa e criativa pode se tornar ciumenta e vingativa, quando escolhe ser rival do homem ao invés de tê-lo como parceiro. É óbvio que é justo a mulher ocupar um lugar de destaque na sociedade, a questão é ela assumir uma postura deveras masculinizada, extrapolando a ir além do benefício da utilização sadia do seu lado animus, e deixando de fora sua esfera natural e feminina.

 A Imperatriz ( Taro e Autoconhecimento)

Força Vital mãe do novo das idéias,inicio do matéria. No aspecto negativo, falta de mobilidade.

Significado geral: Mobilidade criatividade e arrojo.

Espiritual: Indefinição, apesar da alta iniciativa.

Intelectual e sentimental: Capacidade de se adaptar.

Capacidade física: Capacidade de alterar a matéria, novas soluções, para antigas idéias.

Cosmológico: A grande mãe, criação união do triangulo.

Cabalístico:  Fertilidade da natureza mundo dos anjos e espíritos.O mundo perfeito.

Franco-maçônico: Sabedoria atuante.

Alquímico: Primeira matéria.

Caminho da consagração: Amplia horizontes.

Psicológico: A mulher deve cuidar da força de crescimento, mas quando há um desequilíbrio entre a ação e a inércia devemos seguir as leia da natureza.

Imagem:

A imperatriz tem doze estrelas sobre sua cabeça, que é uma menção aos doze signos do zodíaco. A lua aos seus pés significa o domínio da ilusão.Este arcano também conhece as estações do ano e o transcurso da fertilidade da natureza.A flor – de – lis a esquerda simboliza a bondade e beleza,o manto azul abertura para concepção.

Interpretação:

Sentido mais elevado:Ponte entra intuição e raciocínio lógico.Poder e sabedoria.Reino dos desejos, se dá mobilidade a as potencias internas.

Profano: Fertilidade, uso pratico da matéria, nascimento para um novo mundo com todo o lado positivo e negativo.Apoio do amigos.

Previne contra: Vaidade e pose, hesitação no estabelecimento de metas.

 Imperatriz ( Taro mitológico)

Aqui temos Deméter mãe da terra, regente da natureza e das criaturas indefesas.Reina no ciclo regular da natureza e de tudo que esta em crescimento.Ensinou aos homens a arte de arar.Deméter ficou furiosa com o rapto de sua filha Perséfone e o seu relacionamento com Hades deus do submundo, e deixou a terra árida e recusou-se a restaurar a antiga abundância. Com a precisa intervenção de Hermes, ficou acordado que durante nove meses a filha da nossa grande mãe permanecia ao lado dela, e no restante ficava no submundo com Hades,e deste modo Deméter restabeleceu a regularidade do ciclo da natureza, embora não se conformasse com a relação de Perséfone com o rei do submundo.

Quando sai este arcano no jogo significa início de algo fértil, criatividade nascimento de alguma coisa.Mas também pode  constituir uma estagnação e uma falha em lidar com situações que não dominamos, e uma necessidade de buscar novas possibilidades, exercer seu lado criativo e ao mesmo tempo,conforme a interpretação dos arcanos,não se deixar empolgar apenas pelo lado material. 

O Imperador

O imperador não é uma figura inconsciente, portanto, agora entramos no logos no racional. Embora o imperador seja essencialmente diferente da imperatriz, ambos se completam, ela é criativa, solta, ele recolhe toda esta criatividade fundamental e coloca limites passando pelo crivo da racionalidade.

O numero quatro simboliza a totalidade, um conjunto de situações lógicas: as quatro estações, os quatro pontos cardiais etc...

Segundo Jung, nascemos com quatro funções que serão ou não exploradas dependendo da experiência de vida de cada um.

A sensação, embora se trate de uma função irracional, aquele que a tem como habilidade principal é muito detalhista, mas este jeito minucioso não é fruto da razão e sim de um, ”achismo” forte deste indivíduo podendo estar correto ou não.  

O intuitivo, também é irracional, pois ele pressente que algo irá dar certo, mas passa longe dos pormenores e vive no futuro.

No sentimental sua função é racional, embora a primeiro momento não pareça, ele sente e imagina que algo é interessante, conscientemente se empolga com a situação, entretanto, não se liga nos detalhes como o tipo racional. 

No tipo racional bem mais fácil de identificar, pois, este é metódico e extremamente lógico.

Segundo Jung a primeira função é superior, as outras duas são auxiliares, ajudam a primeira, ao passo que a quarta provavelmente permanecerá inconsciente sendo difícil de acessá-la.

À medida que vamos envelhecendo, descobrimos as outras três funções auxiliares com mais facilidade, então a partir daí conforme o amadurecimento de cada um, podemos ou não tomar contato com a nossa quarta função, esta sim a priori totalmente inconsciente.

O mais importante e aquilo que nos torna racionais e nos colocam em contato com o mundo, são as palavras.

Por fim, é fundamental conhecer o nosso imperador e se for o caso doutriná-lo, a não ficar rígido demais e nem arrogante, tampouco devemos nos privar do contato com o nosso interior e nem com a nossa doçura.

O Imperador ( Taro e Autoconhecimento)

Rege o reino visível e invisível, por amor aos homens. Forma um par perfeito com a imperatriz. Seu lado negativo é a tirania.

Significado geral: Juízo. Age mais a nível material.

Espiritual: Aquilo que da teoria se torna realidade.

Intelectual e sentimental: Compreensão e senso do real.

Física: As leis que segue a ordem e verdade voltadas para todas as áreas.Quatro funções direcionada à  ação.

Significado cabalístico: Mundo material.

Alquímico: Estabilidade as coisas.

Franco-maçônico: Do alto vem a inspiração de transformar algo bruto em uma jóia.

Consagração: Responsabilidade.

Psicológico: Um imperador que se preze deve estar livre de pressões, para tomar a decisão mais justa ao seu reino.

Imagem:

O número quatro resume equilíbrio.O imperador possui o domínio dos quatro cantos do mundo.O número quatro representa que o seu trono é indivisível.Mas apesar de ser um arcano poderoso, ele também respeita o livre arbítrio de casa um.

Interpretação:

Sentido mais elevado: Mundo objetivo estabelecimento de limites e obediência as leis.

Mais profano: Autoridade, as quatro funções psicológicas.

Previne contra: Tirania, brutalidade,anarquia e arrogância.

 O Imperador ( Taro Mitológico)

Aqui temos Zeus criador do mundo e soberano dos deuses, filho de Cronos e Réa. Quando foi revelado através de uma profecia ao pai de Zeus, que um de seus filhos lhe tomaria o trono este engoliu todos os seus filhos, assim que Réa dava a luz.A mãe de Zeus inconformada fugiu para um lugar distante afim de  parir Zeus seu sexto filho .Depois ludibriou Cronos dando uma pedra embrulhada par este diregir no lugar de Zeus.Então disfarçado de copeiro  ele se apresentou a Cronos.O nosso imperador preparou uma porção tão forte para seu pai beber, que este vomitou seus irmãos. Deste modo juntos destronaram o pai tirano inaugurando um novo reinado.

Zeus era muito fogoso tinha muitas amantes, e estabeleceu suas próprias leis. Nosso imperador podia ser bondoso e proteger os fracos, mas também era implacável com quem contestasse sua autoridade. 

Com este arcano somos desafiados a estabelecer metas e rotinas, e por um freio na correria impondo organização e disciplina. Mas também devemos tomar cuidado, para não ficarmos orgulhosos e muito rígidos com nós mesmo e com os outros. Chegou a hora de agirmos com o espírito, com a ação e o logos ao invés da intuição.

 O Papa ( 5 )

O papa representa a ligação entre o homem e Deus, aqui vemos uma figura humana sentada em um trono e dois homens ajoelhados a sua frente.O número cinco proporciona ao papa uma sabedoria transcendental pois ele ultrapassou os quatro elementos.Enquanto Freud via a religião como uma sublimação do libido sexual, Jung a enxergava como algo sublime e inato na espécie humana, bem mais elevado do que a questão da procriação. Justamente deste confronto entre e carne espírito, surge à necessidade de um intermediário.

—————

Voltar